sábado, 24 de setembro de 2011

Brasil anos 60 e 70

Crise política

A crise política teve três momentos: primeiro, a crise do regime militar, uma crise de legitimidade; segunda tentativa populista de voltar aos anos 50 uma crise adaptação ao regime democrático, finalmente a crise que levou ao impeachement de Fernando Collor de Melo uma crise moral.

Guerrilha

Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro, existente na região Amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metáde da década de 1970 criada pelo partido comunista do brasil (PCdo B), uma dissidência armada do partido comunista brasileiro (PCB), tinha como objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo baseada nas experiências vitoriosas da revolução cubana e da revolução chinesa.
  Combatido pelo exército a partir de 1972 quando vários de seus integrantes já haviam se estabelecido na região há pelo menos 6 anos, o palco das operações de combate entre a guerrilha e o exército se deu onde os estados de Goiás , Pará e Maranhão faziam fronteiras. Seu nome vem do fato de se localizar as margens do rio Araguaia próximo à cidades de São geraldo do Araguaia no Pará e de Tambioá, no norte de Goiás( região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins também denominado como bico do papagaio ).
  Estima-se que o movimento que pretendia derrubar o governo militar fomentando um levante da população, primeiro rural e depois urbano, e instalar um governo comunista no Brasil entre eles o ex presidente do partido dos trabalhadores José Jesuíno que foi detido pelo exército em 1972, ainda na primeira fase das operacões militares.

Revoluções

Nesta época teve início uma grande revolução comportamental com o surgimento do feminismo e os movimentos civís em favor dos negros e homossexuais. O papa João XXIII abre o conceito vaticano II e revoluciona a Igreja católica, surgem movimentos de comportamento como os Hippes e com seus protestos contrários à guerra fria, guerra do viatnãn e o racionalista. Esse movimento foi também a chamada de contracultura. Ocorre também a revolução cubana na America latina levando  Fidel Castro ao poder tem início a descolonização da Àfrica e do Caribe, com a gradual independência dos antigo colôniais.


Futebol

O futebol tem uma grau de autonomia que passa necessariamente pela genealidade individual do jogador, assim como aconteceu com Leônidas, Pelé e Garrincha e a acontecem ainda hoje com Romário e Ronaldinho.
 A primeira torcida organizada do flamengo e do Rio de Janeiro foi a charanga, criada em 1942 pelo baiano Jaime de Carvalho que  também era chefe da torcida do Brasil. Durante as copas do mundo, Jaime chegou a representar a torcida brasileira na Suíça em 1954 e na Alemanha em 1974 foi ele quem trouxe para as torcidas os instrumentos rítmicos e de sopro, os metais. Ele carnavalizou a arquibancada e o Mário Filho estimulava isso, criou também um concurso de torcidas que tocavam marchinhas e jogavam confete  e serpentina.
 Em 1942 Lamartina Lobo compôs os hinos populares dos times cantadas até hoje cada clube passou a ter sua torcida e seu chefe de torcida que era uma figura carismática. Taizá do botafogo, Dulo Rosatina do Vasco e Paulista do fluminense. Antes da Era Maracanã,  o futebol tinha ares mais provincianos, embora inúmeras brigas já se registraram.
 

Um comentário: